quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Mundo Mágico HQ

O que são Quadrinhos?A Arte Sequencial ou mais conhecida por todos como Histórias em Quadrinhos nada mais são do que desenhos em sequência que narram uma história, um poema, um conto. AS HQ´s podem ter balões contendo o texto ou pode ser meramente visual.Além das histórias em quadrinhos serem uma forma de entretenimento elas podem ter um carater informativo. Como vemos em quadrinhos para prevençao de acidentes de trabalho, prevenção de doenças, informativos de trânsito.
Historico
No dia 17 de maio de 1890, foi publicada em Londres pela primeira vez uma revista semanal com histórias desenhadas. Era a "Comic Cuts", que logo atingiu uma tiragem de 300 mil exemplares, da editora de Alfred Harmsworth. Algumas fontes consideram o 17 de maio de 1890 como a data de nascimento das histórias em quadrinhos. Foi nesta data que Alfred Harmsworth, mais tarde Lord Northcliffe, um magnata da imprensa de então, lançou em Londres a Comic Cuts, primeira revista com histórias desenhadas.Ela continha mais textos do que desenhos e seu conteúdo era satírico-humorístico. Apenas um mês mais tarde, a publicação já tinha atingido uma tiragem de 300 mil exemplares, muito mais do que os grandes jornais de então conseguiam.

Tanto histórias divertidas como dramas eram estampados nos quadrinhos. O interesse era tanto que não demorou para as empresas explorarem o tema através da comercialização de licenças, a venda de brinquedos com a imagem dos personagens, programas de rádio e filmes, já na primeira década de 1900.
Em 1929, foi criado o marinheiro Popeye e, um ano mais tarde, o ratinho Mickey, seguindo-se o Pato Donald em 1938. A partir de 1933, começaram a ser publicadas as revistinhas de Walt Disney, exclusivamente com histórias em quadrinhos. Foi a época também do detetive Dick Tracy e do aventureiro do espaço Buck Rogers, e, depois, de Super-Homem e Batman.
Durante a Segunda Guerra Mundial, foram criados vários super-heróis norte-americanos para ajudar na luta dos Estados Unidos contra a Alemanha e o Japão. Depois, a temática ampliou-se para a reprodução de clássicos, ficção científica, aventuras, romances, crimes e horror.
Devido à censura na década de 50, muitas editoras foram à falência, principalmente nos Estados Unidos. O renascimento aconteceu nos anos 60, com a criação de mais uma série de personagens conhecidos, como o Homem Aranha.
Os nomes mais famosos da produção alemã são Fix e Foxi, de Rolf Kauka. Na Bélgica e na França, foram criados Tintin, Asterix, Lucky Luke, Spirou e Fantasio.

“The Yellow. Kid" pelo norte-americano Richard F. Outcault,primeiro personagem fixo e semanal,seu maco inicial foi em 1895.

Nas décadas de 70, 80 e 90 surgiram grandes nomes dos quadrinhos. Entre eles podemos destacar Moebiu, Milo Manar e Paolo Serpiere com suas histórias cheias de mulheres sensuais, Simon Bisley, Scott Hampton , Dave McKean, Travis Charest, Alex Ross e a cada dia novos artistas veêm mostrando seu potencial.

No Brasil

Angelo Agostini, um italiano radicado no Brasil, desenhou e publicou, dia 30 de janeiro de 1869, na revista "Vida Fluminense" os quadrinhos "As aventuras de Nhô Quim ou Impressões de uma viagem à Corte". Quinze anos depois ele seria responsável pela criação dos primeiros quadrinhos brasileiros de longa duração, com as Aventuras do Zé Caipira.Outro marco importante da história das Histórias em Quadrinhos deu-se em 1860 quando Gustavo Doré que tentou ilustrar uma piada.
Primeira revista brasileira de quadrinhos: "O Tico-Tico"






Por volta de 1930, Adolfo Aizen lançou o Suplemento Juvenil, com o qual introduziu no Brasil as histórias americanas. O sucesso o levou a editar mais duas revistas: Mirim e Lobinho. Em 1937, Roberto Marinho entrou no ramo com O Globo Juvenil e dois anos depois lançou o Gibi, nome que passaria a ser também sinônimo de revistas em quadrinhos. Na década de 50, começaram a ser publicados no Brasil, pela Editora Abril, as histórias em quadrinhos da Disney . A revista Sesinho, do SESI, permitiu o aparecimento de figurinhas carimbadas das HQs no país, como Ziraldo, Fortuna e Joselito Matos.

Para enfrentar a forte concorrência dos heróis americanos, foram transpostos para os quadrinhos nacionais aventuras de heróis de novelas juvenís radiofônicas, como O Vingador, de P. Amaral e Fernando Silva e Jerônimo - o herói do Sertão, de Moisés Weltman e Edmundo Rodrigues.

Personagens importados tiveram suas versões brasileiras, como o Fantasma. A partir da década de 60, aumentaram as publicações e os personagens brasileiros. Destaque para Pererê, de Ziraldo, Gabola, de Peroti, Sacarrolha, de Primaggio e também surgia nesta época os personagens de Maurício de Sousa, como a Turma da Mônica. Estes personagens vieram a se tornar lideres de vendas no mercado nacional. A Turma da Mônica deu tão certo que foram publicados em diversos países, além de virarem desenho animado e ter sua marca licenciada para diversos de produtos industrializados como roupas, cadernos, lancheiras etc.

Nos anos 90 o mercado brasileiro cresce um pouco mais. Novas revistas em quadrinhos de heróis passam a ser editadas no país, sobretudo da recém criada Image Comics. A Editora Abril continua na frente das rivais e publica a Spawn norte-americana. A editora Globo também entra com diversos títulos: Gen 13, Wildcats, CyberForce, Strykeforce, Savage Dragon entre outras. Mas em pouco tempo todos os títulos da editora globo são tirados de circulação. Novas revistas começam a aparecer como a Metal Pesado, inspirada na Heavy Metal. Esta revista abria espaço para os artistas brasileiros publicarem seus trabalhos. Surgem também outras revistas como Fêmea Feroz, HQ Brasil (editora Escala), Bundas e mais recentemente a Canalha ( editora Brainstore).

Atualmente parece que o mercado de quadrinhos no Brasil está crescendo.Além das grandes editoras como a Abril e a Globo novas editoras foram criadas trazendo excelentes títulos como a Via Lettera, a Brainstore, Pandora Books, Mythos, Nona Arte entre outras. Destaque para esta última que vem apostando em títulos 100% nacionais como é o caso das revistas Subversivos e Fawcett.

O que é manga?

Os Mangás, como são conhecidos no Japão as historia sem quadrinhos,constituem nos maiores fenômenos de comunicação de massa japonesas,lido por crianças,adolescentes,executivos,donas de casa,estudantes,operários,idosos.
Historico dos Mangás
Entre 1814 e 1849, o artista japonês Katsushita Hokusai, conhecido no mundo inteiro por suas xilogravuras (Ukiyo-ê), retratou cenas do cotidiano com pessoas em situações e traços pitorescos. Esta coleção de caricaturas recebeu na época o nome de HOKUSAI MANGÁ. Assim nascia o primeiro trabalho que resultaria nos atuais quadrinhos japoneses.Mas só em 1946, com a publicação do mangá A NOVA ILHA DO TESOURO (Shin Takarajima) produzido pelo artista Osamu Tezuka (1928-1989), este estilo de desenho e narrativa se consagraria. Por este e outros trabalhos como: KIMBA, O LEÃO BRANCO (Jungle Tantei), A PRINCESA E O CAVALEIRO (Ribon no Kishi) e ASTRO BOY (Tetsuwan Atomu), Osamu Tezuka é conhecido no Japão como o "Deus do Mangá".Quando criança, Tezuka freqüentava espetáculos musicais e ficava fascinado com os olhos das cantoras (que pareciam maiores por causa da maquiagem) e percebeu o quanto eles eram importantes para expressar os mais variados e profundos sentimentos. Assim, os grandes olhos foram introduzidos nos seus desenhos dando origem a um dos mais inconfundíveis traços do mangá.

O que é anime?

Anime teve sua origem após a Segunda Guerra Mundial, pelas mãos de um homem chamado Osamu Tesuka, a quem muitos consideram ser o criador tanto do anime. A principal razão disso é que foi dele a primeira série desenhada (“Shintakaragima” ou “Nova ilha do tesouro)” apresentada em 1947, foi chamada de “tankoubom” ou “novela gráfica” no Ocidente. Além disso, ele foi o primeiro a produzir uma série animada bem sucedida, com o título de “Testuwan Atom”, ou “Astro Boy” como a conhecemos.
Tanto em suas animações quanto em seus desenhos, Tesuka utilizou um estilo inovador. Influenciado pelos cartoons que assistia em sua infância, ele utilizou tanto da forma larga do rosto como da face de expressivas, com um diferencial, os olhos largos, assim desenhados porque Tesuka sentiu que eles eram essências para demonstrar as emoções dos seus personagens. Esse estilo de desenhos e animação influenciou diversos desenhistas de mangá e anime, e hoje pode ser vista em muitos animes populares.

Algumas curiosidades



A palavra mangá é formada por dois kanjis (ideogramas).O primeiro ideograma (man) significa humor, comicidade, graça.O segundo, (gá), quer dizer desenho, pintura, figura.Literalmente, mangá significa "desenho humorístico

Caracteristicas do Mangá


1. Linguagem visual baseada no cinema (story board) e dramatização intensa.

2. Grande envolvimento emocional. O leitor se coloca no lugar do personagem.

3. A representação gráfica dos sons (onomatopéias) integra a composição do desenho.

4. Desenho em preto e branco com uso profusivo de retículas (screen-tone, bendays).

5. Imagens em primeiro plano (close) para aproximar o personagem do leitor.

6. Desenho estilizado, com olhos grandes e cabelos de formatos não-convencionais.

7. Efeitos visuais no fundo para transmitir idéia de movimento ou emoções.

Fontes:

http://www.centraldequadrinhos.com/v4/Por%20dentro/Artigos/historia_hqs.htm
http://www.dw-world.de/dw/article/0,1564,834103,00.html
http://br.geocities.com/gibi_jafeca/historia_quadrinhos.htmhttp://brumasbr.com/index.php?option=com_content&task=view&id=15&Itemid=34

Nenhum comentário: