quarta-feira, 13 de junho de 2007

As Histórias em Quadrinhos

http://www.universodashqs.com.br/


HQs no Mundo





O ano de 1929 foi um dos anos mais temperados das HQs,com muitos lançamentos,como o:
Tin Tim,Popye,Mickey Mouse,Tarzan.

Em 1939 surgem os super-heróis,e os quadrinhos começam a modificar-se,eles sempre sobreviveram e inovaram-se com novos
personagens
http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://iguinho.ig.com.br/images/papel_parede/homem_aranha800x600.jpg&imgrefurl=http://iguinho.ig.com.br/aranha.html&h=600&w=800&sz=77&tbnid=aSJMDbSMm7gJGM:&tbnh=107&tbnw=143&prev=/images%3Fq%3Dhomem%2Baranha%26um%3D1&start=2&sa=X&oi=images&ct=image&cd=2.
Alguns dos principais personagens das HQs é o :
Superman
Criado em 1938 por dois adolescentes de Cleveland (EUA), Jerry Siegel e Joe Shuster, que fizeram uma tira de quadrinhos com um super-herói defensor da Justiça, originário de outro planeta.
Batman
Criado em 1939, um ano após o surgimento do Superman, pelo cartunista Robert “Bob” Kane.
Homem-Aranha
Criado em 1963 por Stan Lee e Steve Ditko, é um dos mais parecidos com uma pessoa normal.
Turma da Mônica
Criada em 1963 pelo cartunista Maurício de Sousa e lançada nas bancas em 1970, conta a história da dentuça e gorduça Mônica, que tem em torno de seis anos.

http://www.turmadamonica.com.br/


X-Men Criado em 1973 pelo mestre Stan, para a Marvel. Conta a história de mutantes, seres humanos evoluídos e com poderes especiais. Os personagens são comandados pelo professor X e combatem o mal.
Os anos 20 e 30 são datados como "idade do ouro" dos quadrinhos chineses,nesta época nasceram inúmeros jornais humorísticos e uma nova geração de desenhistas,também surgem as primeiras associações de cartunistas,exposições,seçoes de quadrinhos especializados para crianças.
Os quadrinhos também surgiram como arama de guerra,com mensagens patrióticas.
Entre os anos de 1949 e 1963,cerca de 12.700 diferentes títulos de quadrinhos foram editados,perfazendo um total de 560 milhões de cópias circulando em todo o país.Os quadrinhos apareciam nas ruas nos cartazes,jornais,eram histórias fantasmagóricas,antologias de humor,horóscopo chinês,leis sobre casamento,luta contra o analfabetismo.

A HQs no Brasil

Datada do início do século XX, O Tico-Tico tinha entre seus fãs declarados Rui Barbosa e Carlos Drummond de Andrade. A revista trazia diversas histórias e personagens, além de adaptações de clássicos da literatura na forma de quadrinhos.
Em 1939, o Grupo Globo de Roberto Marinho lança a revista Gibi, com histórias de diversos personagens. A publicação fez tanto sucesso, que "gibi" virou sinônimo de revistas em quadrinhos.


http://www.ziraldo.com.br/
O Amigo da Onça: Lançada em 1943, na revista O Cruzeiro, a principal revista brasileira na época. A história era desenhada por Péricles Albuquerque Maranhão e O Amigo da Onça se tornou um dos personagens mais populares do país. Era ele o que mais atraía a atenção dos leitores. Apesar de todo o sucesso, depois de um tempo, Péricles passou a odiar o personagem. Mesmo assim, ele continuou desenhando, toda semana, por 17 anos, até que se suicidou em 31 de dezembro de 1961. O personagem também foi publicado na revista O Gury, de Assis Chateaubriand, que trazia uma miscelânea de personagens nacionais e quadrinhos americanos.

A 1ª Exposição Internacional de Quadrinhos foi realizada em 1951,um dos organizadores foi Álvaro de Moya, autor de livros que contam a história das HQs.

HQs no Tocantins

A Liga do Cerrado, com as aventuras bem-humoradas de uma equipe de super-heróis brasileiros.
Produzida por Ronimar e Gabriel, a história de sete páginas coloridas.
São personagens de características regionais e humorísticos.

O que são os Mangás ?


















Mangá é um estilo de quadrinho oriental. Suas origens remontam a China, mas é no Japão que os quadrinhos realmente ganharam força, principalmente depois de 1967, com a criação de “A Princesa e o Cavaleiro”, do mestre Osamu Tezuka.
Foi através dele que o mangá ganhou as características que conserva até hoje, principalmente a dos grandes http://paginas.terra.com.br/arte/milcoisasparablog/manga.htm
olhos de seus personagens, para maior expressividade, e também das páginas em preto e branco. Tradicionalmente também, a leitura é feita de trás para frente, da direta para a esquerda, devido à escrita japonesa.
Em seu país de origem existem milhares de títulos sendo publicados em capítulos reunidos em grandes revistas semanais. Muitas vezes, essas histórias dão origem aos desenhos animados japoneses, conhecidos como anime.
No Brasil, em meados de 1977, o anime de “A Princesa e o Cavaleiro” foi exibido com grande sucesso, mas com o passar das décadas, essa cultura aos desenhos orientais foi diminuindo até cair no esquecimento.
Em 1995, com o aparecimento de “Cavaleiros do Zodíaco”, exibido pela extinta Rede Manchete, a chama do mangá e anime avivou-se, e muitos outros títulos de sucesso japoneses chegaram aqui.
Há mais ou menos dois anos, algumas editoras nacionais decidiram publicar títulos de mangás e optaram por manter o formato oriental de leitura. Isso contribuiu imensamente para propagar o estilo e hoje temos mais de 15 títulos sendo publicados com enorme sucesso.
Os mangás dividem-se em diversos estilos diferentes, entre eles o shoujo mangá (ou mangá para meninas, como Fushigi Yûgi, publicado aqui no Brasil) e o shounen mangá (para meninos, como Dragon Ball Z, ). Ambos os estilos têm características únicas e prendem a atenção de seus leitores do começo ao fim.

Os quadrinhos continuam sendo uma matéria pouco conhecida,e um assunto de moda,e destaca as histórias em quadrinhos como arte,assim afirma Tierry Groensteen.

Fonte e Sugestões de sites
Disponivel para leitura no site:
A liga do cerrado:
http://www.hqnado.com/liga/01.htm
Como criar histórias em quadrinhos?
http://virtualbooks.terra.com.br/novalexandria/gian6/gian6.htm
Mundo das histórias em quadrinhos
http://hq.cosmo.com.br/

Alunos:Priscila Dalsasso,Mayara,Deyse,Kellen,Wesley.


3 comentários:

Alunos do 1º Périodo de Jornalismo - CEULP/ULBRA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alunos do 1º Périodo de Jornalismo - CEULP/ULBRA disse...

Acredito que esse foi o trabalho mais divertido de se fazer entre os demais. Os profissionais dos quadrinhos são verdadeiros gênios que nos fazem sonhar e por que não acreditar em um mundo melhor? Parabéns ao grupo o trabalho de vocês está muito legal. XD

Fernando Oo

Alunos do 1º Périodo de Jornalismo - CEULP/ULBRA disse...

Se existe algo que faz parte do cotidiano da criança urbana em sua infância e adolescência são as Histórias em Quadrinho, carinhosamente chamadas de HQ.
É um mundo que se abre sua mente e esta convivência com o mundo das imagens e das letras a acompanha para o resto de vida.
São os primeiros heróis e heroínas, os primeiros enredos, formas e cores que são colocadas em forma de historia para a criança vivenciar.
Gostei bastante da pesquisa feita pela equipe. O mundo das HQs é muito grande.
São muitas as publicações que correm o mundo.
A citação sobre os Mangás e os quadrinhos no Tocantins foram bem colocadas.


Por – Márcio Di Pietro